Cartilha dos Pacientes Renais – Saúde e Cidadania A intenção deste blog é divulgar informações sobre a doença renal, formas de tratamento, leis e instituições de apoio, assim como as mais recentes notícias da área da saúde, para contribuir na melhoria da qualidade de vida dos pacientes renais.

8ago/1114

Cartão SUS – novo ou 2ª via

O Cartão Nacional de Saúde – CNS, documento que guarda informações pessoais como, consultas realizadas, exames, medicamentos administrados, procedimentos cirúrgicos, RX, provavelmente pensando no sigilo dos dados do usuário do SUS, o governo não tenha disponibilizado a consulta por meio da internet.

Onde posso fazer o cartão SUS ou consultar o meu número

O usuário do cartão SUS, deve procurar a secretaria de saúde do município onde ele reside, o documento que está sendo cobrado na rede de atendimento de saúde no Brasil, pode ser acessado ou criado, além da secretaria de saúde, em algumas cidades, também no posto de saúde do bairro onde ele mora. Outro local que o usuário pode fazer o cartão e acessar informações é nos hospitais conveniados ao SUS.

O número e dados gerais podem ser acessados via sistema Cadweb Datasus, mas atenção, somente profissionais das instituições de saúde cadastradas junto ao SUS podem ter acesso ao sistema. O gestor do órgão, e as pessoas indicadas por ele, usando o nome de operador, senha e código CNES, cria os cadastros, gera o número novo ou consulta dados de pessoas já cadastradas.

Portanto, se você perdeu o cartão, o número, ou quer se cadastrar pela primeira vez, deve procurar a secretaria municipal de saúde onde reside, de posse de identidade ou CPF, terá as informações que necessitar.

Atenção para a atualização do texto

Uma boa notícia, parece que enfim vamos ter um sistema que agregue as informações do usuário do SUS e possa ser consultado por ele.

Portaria publicada no Diário Oficial da União da segunda-feira (02.05.11) regulamenta o Sistema Cartão Nacional de Saúde, uma base de dados nacional que permite a identificação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de um número único válido em todo o território nacional.

Levou mais de 10 anos para isso acontecer, quando ouvimos que o SUS é um processo natural de evolução, realmente aceitamos que as coisas sejam gradativas, mas não precisa demorar tanto.

A meta é implantar o registro eletrônico de saúde em todos os municípios brasileiros até 2014. Ao todo, deverão ser emitidos 200 milhões de cartões, nos próximos três anos.

CADASTRAMENTO – Os usuários do SUS deverão fornecer o endereço do domicílio permanente, independentemente do município em que esteja no momento do cadastramento ou do atendimento.

REGISTRO ONLINE – Além de identificar os usuários do SUS, o cartão servirá de base para que o próprio cidadão acompanhe seu histórico de consultas médicas.

O Portal de Saúde do Cidadão permitirá – em área restrita ao usuário – acesso aos dados cadastrais, atendimentos por meio do SUS e informações sobre a rede pública de serviços de saúde. O Portal, que deverá ser lançado no segundo semestre deste ano (2011), terá ainda uma área de acesso público, com informações em saúde, campanhas e notícias sobre o SUS.

Comentários (14) Trackbacks (0)
  1. eu pedi meu cartão sus

    • Olá Emerson, agradecemos seu contato.
      Se você perdeu o cartão, deve procurar a secretaria municipal de saúde onde reside, de posse de identidade ou CPF e terá as informações que necessitar.
      Abraços, Carlos.

  2. Ola tive que fazer meu cartao em outro municipio no hospital mas não pegue o cartao e não consigo fazer outro no meu municipio o que devo fazer?

    • Olá Lucineide,

      Agradecemos por acessar nosso site. Abaixo seguem alguma instruções sobre cartões perdidos ou novos cartões. Mas resumindo, você deve procurar a secretaria de saúde do município onde reside, explicar a situção e pedir transferência já que o cartão é nacional e o nº é único.

      Sobre o Cartão
      O Cartão Nacional de Saúde – CNS, documento que guarda informações pessoais como, consultas realizadas, exames, medicamentos administrados, procedimentos cirúrgicos, RX, provavelmente pensando no sigilo dos dados do usuário do SUS, o governo não tenha disponibilizado a consulta por meio da internet.

      Onde posso fazer o cartão SUS ou consultar o meu número
      Você deve procurar a secretaria de saúde do município onde reside, o documento que está sendo cobrado na rede de atendimento de saúde no Brasil, pode ser acessado ou criado, além da secretaria de saúde, em algumas cidades, também no posto de saúde do bairro onde ele mora. Outro local que o usuário pode fazer o cartão e acessar informações é nos hospitais conveniados ao SUS.
      O número e dados gerais podem ser acessados no endereço http://cadweb.datasus.gov.br/PortalCNS/default.asp , mas atenção, somente profissionais das instituições de saúde cadastradas junto ao SUS podem ter acesso ao sistema. O gestor do órgão, e as pessoas indicadas por ele, usando o nome de operador, senha e código CNES, cria os cadastros, gera o número novo ou consulta dados de pessoas já cadastradas.

      Portanto, se você perdeu o cartão, o número, ou quer se cadastrar pela primeira vez, deve procurar a secretaria municipal de saúde onde reside, de posse de identidade ou CPF, terá as informações que necessitar.

      Abraços, Carlos Urjais

  3. o meu cartão ainda e o provisório está com 2 anos e 6 meses fui marca meus exames e o mesmo esta vencido o que faço sou de maceió estado das alagoas.

    • Olá! Você deve procurar a secretaria municipal de saúde do seu municipio para que eles possam informar como proceder. Abraços! Carlos Urjais

  4. Quando fiz meu cartão do SUS, só recebi o cartão provisório impresso em papel, perdi o mesmo, qual o procedimento para retirar um outro, ou seja,o definitivo?

    • Olá você deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade. Algum estabelecimento de saúde que esteja apto para receber o cartão SUS também poderá dar informações. Abraços, Carlos.

  5. olá nao tenho cartao do sus como faço para tirar?

    • Olá Israel, o cartão SUS está sendo disponibilizado a partir da hora que você necessitar de algum atendimento em posto de saúde ou alguma outra unidade de saúde do seu município (Porta de entrada do SUS).
      Este primeiro cartão será provisório, o definitivo você receberá posteriormente do Ministério da Saúde. Abraços, Carlos Urjais.

  6. Bom dia senhores, por gentileza gostaria de receber instruções como os cidadãos que tem planos de saude tirarão seu CNS,estão sobrecarregando a UBS Central de minha cidade – Jundiai sp: fazendo com que os Funcionários Municipais da mesma preencham os cartãos , fazendo com que retarde o horário de atendimentos aos Usuários cadastrados na UBS, causando um trastorno a todos. OBS. sendo que meu CNS foi tirado em minutos na Secretaria de Saude de São Vicente sp., instrução essa que recebi na UBS da mesma cidade. Por isso gostaria de receber resposta dos senhores assim poderei levar ao Postinho pois sou do Conselho gestor do mesmo aqui em Jundiai. Desde já agradeço. Maria Magdalena de Faria Jundiai SP

    • Olá Maria Madalena! O Cartão Nacional SUS é para todos, com ou sem plano de saúde. Nós usuários podemos ter acesso ao cartão através das unidades básicas de saúde (postos de saúde, maternidades e hospitais da rede municipal), alguns hospitais ou clínicas especializadas em tratamento renal, prestadores de serviços ao SUS também disponibilizam o cartão provisório. Os cartões definitivos serão enviados mais tarde pelo Ministério da Saúde. Att., Carlos Urjais

  7. Boa Tarde!!!
    Precisava fazer me u cartão SUS pois na empresa que trabalho exige o cartao procurei a Secretaria de Saude de Brasilandia de Minas MG e não quizeram fazer e ainda falaram que não eram obrigados,não precisam ser obrigados mas é feito so lá por procuramos la,agora se não conseguem atender a demandaa contrata gente pois estamos pagando,dinheiro publico é nosso, quero pedir que informe para nos um jeito melhor a não ser mexer com a Secretaria um bando de preguiçosos…..

    • Olá Luciene, Complicado o que você acabou de relatar! Se a secretaria de saúde diz que não precisa fazer o cartão e o Ministério da Saúde diz que tem que fazer o cartão… o que fazer? Você deve ir a alguma unidade de saúde pública (hospital ou posto de saúde) e por lá saber como é o procedimento para tirar seu cartão. É uma exigência do governo e um direito nosso! Abraços! Carlos


Leave a comment

(required)

Sem trackbacks